O que é PHP e para que serve essa linguagem de programação?

Abra um editor de texto qualquer e crie um arquivo PHP que faça alguma coisa, nem que seja um “hello world”. Veremos como instalar o ambiente nos próximos artigos, por enquanto é importante você entender melhor o processo. Este evolui conforme você pratica mais exercícios e consome mais conteúdos da tecnologia escolhida por você.

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Como usar propriedades no PHP

Como qualquer linguagem que aprendemos na faculdade ou nos livros, nós começamos a estudar o PHP executando comandos no terminal – ou seja, na linha de comando. Inclusive é possível criar scripts muito poderosos https://tripleten.com.br/ na linha de comando. O PHP é uma linguagem com tipagem dinâmica, o que significa que por padrão não existe a necessidade de especificar o tipo de uma variável, já que isso será determinado em tempo de execução.

Precisamos instruir o Windows a localização desse executável, o que é feito por meio das Variáveis de Ambiente. Se você quiser saber mais detalhes sobre como o PHP surgiu e a história dessa linguagem, poderá encontrar essas informações no site oficial do PHP. Talvez isso não seja tão importante para aprendermos a utilizar a linguagem, mas certamente é um conhecimento interessante. Espero que você se divirta aprendendo essa nova linguagem de programação e consiga imaginar o proveito que tirará dela.

Criação de conteúdo dinâmico

Muitos fóruns e grupos de discussão existentes na internet ajudam a tirar dúvidas e fazem com que você aprenda com a experiência de outros desenvolvedores. Essa versão pretendia incluir suporte nativo a Unicode, mas foi abandonada antes de seu lançamento. Nesta versão, que teve suporte até janeiro de 2011, na versão 5.2.17, foi habilitado O que é PHP por padrão o filtro de extensões e o suporte ao JSON passou a ser nativo. Esta versão foi suportada até março de 2005, na variedade 4.3.11, e apresentou uma interface de linha de comando (CLI) para complementar o CGI que vinha desde a versão 1.0. Você pode aprender como configurar o Git e o GitHub do zero aqui (texto em inglês).

O que é PHP


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *